EDUCAÇÃO (4º BIMESTRE) : Só 2,1% dos alunos carentes no Brasil aprendem o nível aceitável em Ciências, diz OCDE



Apenas 2,1% dos alunos carentes no Brasil conseguem atingir o nível de bons conhecimentos em Ciências, Matemática e Leitura, segundo um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicado nesta terça-feira.


Entre os países da OCDE, a maioria ricos, 25% dos estudantes desfavorecidos obtêm um bom nível de conhecimentos nas três áreas, segundo o estudo Igualdade na Educação: Derrubando Barreiras à Mobilidade Social.


A estatística se refere ao percentual de alunos que atingiram o nível três ou acima, entre os seis existentes, do teste Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), realizado pela OCDE com alunos de 15 anos.


Os níveis de competência evoluem em função do grau de dificuldade das perguntas do teste.






A OCDE considera que o desempenho abaixo do nível 2 - de conhecimentos rudimentares e com poucas análises e interpretações - representa dificuldades escolares e também, no futuro, problemas no mercado de trabalho e de evolução social.


Com apenas 2,1% de alunos carentes que conseguem atingir pelo menos o nível 3 do Pisa, o resultado do Brasil é um dos piores nesta questão social entre os cerca de 70 países do estudo.


O Brasil fica atrás de países como Colômbia, Costa Rica, Geórgia, Romênia e Trinidade e Tobago.


O resultado brasileiro supera apenas o do Peru, Argélia, Indonésia, Jordânia, Kosovo, Líbano, Tunísia e Macedônia.


Em Hong Kong (China), 53,2% dos alunos desfavorecidos atingiram o nível 3 do Pisa. No Japão, o número é de 40,6% e, na Finlândia, 39,5%.



OCDE: Salários altos, prestígio, apoio ao estudo: as lições dos países que melhor tratam seus professores



Desempenho ruim em Ciências, Matemática e Leitura


No último PISA, realizado em 2015, apenas 2,2% dos estudantes brasileiros em geral conseguiram atingir os níveis 5 e 6 do teste, com elementos e argumentações mais complexos. E 44,1% ficaram abaixo do nível 2.


FONTE: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2018/10/24/so-21-dos-alunos-carentes-no-brasil-aprendem-o-nivel-aceitavel-em-ciencias-diz-ocde.ghtml


COMENTÁRIO: Enquanto o nosso país não passar por uma reforma na educção, onde tanto os alunos de escolas particulares como os de escolas públicas tenham o mesmo nível de ensino, as notas ficarão nesse nível vergonhoso. É muito triste saber que apenas 2,1% dos alunos carentes possuem níveis aceitáveis de conhecimento. Porque a educação é tratada desta forma nas escolas públicas do nosso Brasil?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TE CONTEI (1º Bimestre): Os cervos zumbis

Mundo (1º bimestre):Martin Luther King Jr.: Veja grandes falas do líder da luta contra o racismo, assassinado há 50 anos.

CULTURA (4º bimestre): Mona Lisa é de mais:)